Seja bem-vindo ao blog da Carreira - Odontologia Integrada. Aqui selecionamos e compartilhamos todas as orientações que os profissionais recomendam. Curta-nos no Facebook e não perca nenhum post.

ADOLESCENTES E A SAÚDE BUCAL

A estética dental é a principal preocupação dos adolescentes quando o assunto é a saúde bucal. Talvez pela necessidade de se sentirem seguros em relação à própria aparência e serem aceitos pelo seu grupo. Sendo assim, a prevenção é deixada um pouco de lado pelos jovens e a procura pelo dentista geralmente acontece quando sentem alguma dor ou algo que os incomode esteticamente.

No entanto, a prevenção é extremamente importante nessa faixa etária, pois permite uma atuação ampla e diversificada do cirurgião-dentista. É nesta fase em que os pacientes tem maior autonomia para se cuidar, para procurar informações e para optar por hábitos alimentares e de vida mais saudáveis. Mas, para isso, é preciso que estejam cientes da importância de prevenir problemas bucais e de que um sorriso bonito também deve ser saudável.

Além da atenção quanto à prevenção, o atendimento odontológico do adolescente também deve levar em consideração que é durante a adolescência que a dentição permanente se completa e ocorrem intensas modificações craniofaciais. Cabe ao profissional identificar precocemente possíveis dentes supranumerários, impactados ou inclusos. As exodontias de terceiros molares - dentes do siso - podem ser necessárias no final da fase adolescente.

Problemas também muito frequentes nessa faixa etária são: a cárie dentária, a doença periodontal, as consequências da fluorose, a halitose e as maloclusões. Fatores que fazem parte da vida do jovem, que não estão diretamente ligados à saúde bucal, mas podem trazer consequências para essa área também devem ser observados.

Entre eles está o estresse, a ansiedade, a dieta desequilibrada e o aumento da responsabilidade escolar e social, que podem causar o desenvolvimento de desordens têmporo-mandibulares (DTM), dentre elas, o bruxismo, que podem ser identificados pelo cirurgião-dentista, que irá atuar preventivamente: realizando alguns procedimentos para evitar prejuízos à saúde bucal.

Leave a Reply