Seja bem-vindo ao blog da Carreira - Odontologia Integrada. Aqui selecionamos e compartilhamos todas as orientações que os profissionais recomendam. Curta-nos no Facebook e não perca nenhum post.

SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE

Com o avanço da idade, o organismo torna-se mais delicado em vários sentidos. E a boca é uma área que exige especial atenção nessa fase da vida.
Pessoas idosas que tenham focos de inflamação ou infecção bucal estão mais expostas a riscos e a complicações de quadros como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. À família cabe incentivar o tratamento e, quando for o caso, providenciar que ele se viabilize.
Autoestima
É preciso ter em mente também que a perda de dentes, quando ocorre, além de todas as disfunções que acarreta, traz consigo aspectos simbólicos que não raro afetam diretamente a autoestima do indivíduo.
Felizmente, hoje existem técnicas eficientes e cada vez mais acessíveis para garantir um sorriso completo e saudável. Os implantes representam alternativas viáveis, eficientes e seguranças para a maioria desses casos.
A colocação de um implante dentário é algo que não causa dor nem no momento da cirurgia e, tampouco, nos dias ou anos após o procedimento.
Antes da realização do implante, o profissional faz uma avaliação criteriosa, a fim de verificar as condições do paciente e, havendo infecções ou inflamações, elas são devidamente tratadas.
O paciente, por sua vez, deve ser muito bem orientado sobre cada etapa do tratamento e procurar ter todas as suas dúvidas esclarecidas pelo especialista, o implantodontista.
Entretanto, seja qual for o quadro ou tratamento indicado, o mais importante a se sublinhar é o fato de que a saúde bucal e, consequentemente, o estado de conservação e aparência de dentes e gengivas são questões importantíssimas para a saúde global do idoso. Não há como zelar por essas pessoas sem atentar para a importância disso.
Dar valor à saúde bucal é dar valor à saúde como um todo e ao bem-estar desses indivíduos.

Leave a Reply