Seja bem-vindo ao blog da Carreira - Odontologia Integrada. Aqui selecionamos e compartilhamos todas as orientações que os profissionais recomendam. Curta-nos no Facebook e não perca nenhum post.

Doenca gengival (ou das gengivas)

Fonte: http://medodedentista.com.br/wp-content/uploads/2012/05/retracao-gengival.jpg


O que é a doença gengival?
A doença das gengivas é uma inflamação das gengivas que pode evoluir, afectando o osso que rodeia e suporta os seus dentes. É causada pelas bactérias da película que se forma naturalmente em torno dos dentes e gengivas. Se não for removida através da escovagem e do uso do fio dentário, diariamente, forma-se cada vez mais placa bacteriana, torna-se dura ou mineralizada e as bactérias existentes infectam não só as suas gengivas e dentes, mas também eventualmente os tecidos que suportam os dentes. Isso pode levar à mobilidade dentária, perda dos dentes ou à necessidade de serem removidos pelo seu estomatologista ou médico dentista.

Existem dois estadios na doença gengival:

  • Gengivite - é a fase inicial e reversível da doença gengival. É uma inflamação das gengivas provocada pelo crescimento da placa bacteriana na zona entre o dente e a gengiva. Se a escovagem e o uso do fio dentário não removerem essa placa bacteriana, são produzidas toxinas que podem inflamar o tecido gengival, causando a gengivite. Pode-se observar hemorragia durante a escovagem, sendo este o primeiro sinal de alerta para a doença.
  • Periodontite - esta é a fase irreversível da doença, quando o osso e as fibras de suporte que mantêm os dentes no seu lugar foram irremediavelmente afectados. As suas gengivas podem começar por formar uma bolsa abaixo da linha gengival que retém alimentos e placa bacteriana. Um tratamento dentário adequado e um cuidado melhorado na higiene oral podem, eventualmente, prevenir a progressão da doença.

Como sei que tenho uma doença gengival?
A doença das gengivas pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos. Detectada no seu início, a doença gengival pode ser reversível. Visite o profissional de saúde oral se observar algum dos seguintes sinais ou sintomas:

  • Gengivas avermelhadas;
  • Gengivas inchadas;
  • Gengivas com hemorragia durante a escovagem, a mastigação ou uso do fio dentário;
  • Dentes que parecem mais compridos pela recessão das gengivas;
  • Gengivas que se separam dos dentes, criando bolsas;
  • Aparecimento de espaços entre os dentes ou alteração no encaixe dos dentes;
  • Formação de pus entre os dentes e as gengivas;
  • Mau hálito constante e mau sabor na boca.


Como se trata a doença das gengivas?
As fases iniciais da doença gengival podem ser reversíveis através da escovagem e do uso de fio dentário. Uma boa higiene oral ajudá-lo-á a impedir que a placa bacteriana se forme.
Uma destartarização profissional feita no consultório dentário é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, formando o tártaro ou cálculo. Caso o seu problema seja mais grave, pode ser preciso fazer um alisamento radicular. Trata-se do alisamento por raspagem de algumas irregularidades das raízes dos seus dentes, tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana.

Através de consultas regulares, a fase inicial da doença das gengivas pode ser tratada antes que avance para um problema mais grave.

Leave a Reply