Seja bem-vindo ao blog da Carreira - Odontologia Integrada. Aqui selecionamos e compartilhamos todas as orientações que os profissionais recomendam. Curta-nos no Facebook e não perca nenhum post.

O que e check-up?

O que é Check-up?
É um conjunto de exames realizado periodicamente, utilizando-se de diversas tecnologias, com a finalidade de diagnosticar precocemente o aparecimento de doenças.

O que deve ser feito em um check-up periódico é individualizado, levando-se em conta sexo, idade, ocupação, hábitos e antecedentes de cada paciente. Esses dados também ajudam a definir de quanto em quanto tempo o check-up deve ser realizado em cada caso.

O que é Check-up Preventivo Digital?
O Check-up Preventivo Digital é um exame realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-oral de alta definição e de radiografias digitais.

A imagem obtida pode ser aumentada em até 60 vezes, mantendo sua qualidade, o que permite, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar uma pequena infiltração ou o início de uma cárie antes mesmo que possam ser detectadas a olho nu ou mesmo através de uma radiografia. Obviamente não se dispensa o exame clínico ou radiológico durante a realização do check-up.

Após a captura das imagens de todos os dentes, cada uma delas é analisada minuciosamente, com o intuito de encontrar vestígios de início de uma doença.

Após o diagnóstico, é realizado um laudo, apontando todos os problemas encontrados, bem como um plano de tratamento.

O paciente recebe um CD com todas as imagens realizadas no Check-up Preventivo Digital e as mesmas também ficam armazenadas na clínica, para posterior acompanhamento da evolução de cada caso, visando o controle da saúde bucal do paciente.

Qual a importância de se realizar um Check-up Preventivo Digital?
Ninguém gosta de ficar doente. O preço que se paga é sempre alto. E não é só de remédios e internações que esse preço é feito, há os custos sociais, psicológicos, familiares,  trabalhistas, físicos e outros mais.

Quem já teve uma dor de dente, por mais simples que possa parecer, sabe o quanto custa uma doença.  Normalmente o alarme é soado à noite, num fim de semana, numa viagem de férias... e o transtorno está estabelecido.

Será que isso não poderia ser evitado?
Certamente que sim! A melhor aplicação para o dito popular: “É melhor prevenir do que remediar”, é mesmo na área da saúde.

Através da realização do Check-up Preventivo Digital, todo esse sofrimento pode ser evitado, pois ele permite a detecção do aparecimento de uma doença antes mesmo que ela possa apresentar os sintomas de sua existência. Sendo assim, é possível, intervir antes de passar por situação de dor e sofrimento.  O tratamento acontece de forma precoce, sem traumas, com custo mais baixo e a saúde é mantida sob controle.

Obviamente, não se pode evitar o surgimento de uma doença, mas o seu diagnóstico precoce permite um tratamento com melhores resultados e controle sobre a doença.

O que é melhor, trabalhar no sentido de manter a saúde, ou esperar a doença aparecer e se estabelecer, com todos seus sinais e sintomas, para então trata-la? A atitude mais sensata é sempre eliminar o problema em sua origem, em qualquer situação.

One Response so far.

  1. I admire the valuable information you offer in your articles. I will bookmark your blog and have my children check up here often. I am quite sure they will learn lots of new stuff here than anybody else!
    branqueamento dentário

Leave a Reply