Seja bem-vindo ao blog da Carreira - Odontologia Integrada. Aqui selecionamos e compartilhamos todas as orientações que os profissionais recomendam. Curta-nos no Facebook e não perca nenhum post.

Carie pega?

Sempre que uma pessoa vai ao dentista restaurar (obturar) um dente, fica na dúvida de como surgiram os buracos em seu dente. Será que não escovei meus dentes corretamente? Será que ingeri muito doce? Será que eu peguei cárie de alguém?



Todos ja estão cansados de saber que a cárie dentária se forma por uma série de fatores. Já é conhecido que o açúcar é o principal causador pois propicia na cavidade bucal um ambiente favorável para que a bactéria Streptococcus mutans libere seus ácidos, desmineralize o esmalte gerando as cavidades.

Cárie pega???
Sim, a bactéria da cárie pode ser passada de uma pessoa para outra. Um exemplo são as mães que assopram a colher com a comida do bebê para esfriá-la ou experimentam antes de colocar na boca da criança passando milhões de bactérias. Se a bactéria encontra um ambiente propício ela começa a liberar os ácidos sobre o esmalte dos dentes e por consequência formando as cavidades de cárie.

Como prevenir??
Para prevenir que você pegue cárie dentária de alguém (seja pelo beijo, por compartilhar escova de dentes, outros utensílios etc..) é simplesmente manter uma correta higienização da sua boca. Pasta de dente, escova e fio dental no mínimo três vezes ao dia e um exame semestral ao seu dentista de confiança.

Fonte: http://www.odontoblogia.com.br/noticias/carie-pega/

Leave a Reply