Seja bem-vindo ao blog da Carreira - Odontologia Integrada. Aqui selecionamos e compartilhamos todas as orientações que os profissionais recomendam. Curta-nos no Facebook e não perca nenhum post.

Gengivite na gravidez


As mulheres podem desenvolver mais facilmente a gengivite durante a gravidez, podendo progredir para a fase destrutiva da periodontite.

Devido à liberação de altos níveis de estrogênio e progesterona, existe uma maior vasodilatação, resultando na inflamação do tecido gengival. A resposta gengival ao estrogênio é semelhante a uma resposta exagerada aos irritantes locais. Por sua vez, a progesterona dilata os vasos sanguíneos causando inflamação e dificultando a reparação do colágeno, a proteína estrutural que dá suporte às gengivas.

Se a doença periodontal durante a gravidez não for tratada, pode levar a conseqüências mais sérias, inclusive podendo ser um dos fatores de risco para o parto prematuro e bebês de baixo peso.

Durante a gravidez recomenda-se estabelecer programas de prevenção da doença periodontal com os profissionais da saúde, sendo que em mulheres com um histórico familiar de periodontite, a necessidade da prevenção é ainda maior.

A escovação diária dos dentes, o uso de escovas interdentais e a utilização de enxaguatórios bucais são muito importantes nesta fase. Igualmente importante é o uso de produtos adequados para a correta higiene bucal. GingiKin B5 Creme Dental e GingiKin B5 Enxágue Bucal apresentam fórmulas perfeitas para  tonificar e fortalecer as gengivas durante a gravidez, proporcionando os ingredientes necessários para a prevenção da cárie dentária, controle e manutenção do biofilme e manter a gengiva forte no momento em que são mais sensíveis.

O objetivo é melhorar a saúde bucal durante a gravidez, ajudando também a reduzir o risco do trabalho de parto prematuro. Além disso, uma boa saúde bucal também pode ajudar na prevenção da cárie na mãe, reduzindo a transmissão das bactérias cariogênicas para a saliva da criança, e consequentemente o risco de cárie nos primeiros anos de vida.

Fonte: Sofia Villar - International Product Manager @ Laboratórios KIN - Barcelona (Espanha

Leave a Reply